Em direto
Marcelo começa a auscultar partidos. PSD, PS e Chega são os primeiros

Terramoto de magnitude 6.2 abala edifícios em Istambul

por Cristina Santos - RTP
Anadolu via AFP

Um terramoto de magnitude 6.2 na escala de Richter atingiu esta quarta-feira a Turquia, abalando edifícios em Istambul, sem notícia de vítimas. O sismo ocorreu a uma profundidade de dez quilómetros e foi também sentido na capital turca, Ancara, a 440 quilómetros de distância.

As autoridades turcas adiantam que foram sentidos três abalos numa questão de minutos, todos ao longo da costa do mar de Mármara e perto de Istambul.

O tremor com maior magnitude chegou aos 6.2 graus na escala de Richter, os outros dois tiveram magnitudes entre 3.9 e 4.9. 

O epicentro foi localizado no mar de Mármara (mar interior e que separa o mar Negro do mar Egeu), em frente a Istambul, ocorreu a uma profundidade de dez quilómetros.

Istambul é a maior cidade da Turquia e tem uma população de 16 milhões de habitantes.

Não há notícia de vítimas ou de infraestruturas destruídas, isso mesmo já foi sublinhado pelos responsáveis de Istambul."Todos os nossos serviços de emergência estão em alerta. Nenhum prédio desabou, de acordo com as informações que temos até o momento. Continuamos as nossas buscas". 

As autoridades pedem aos cidadãos que "fiquem longe dos prédios danificados".

Na rede social X estão a ser partilhadas imagens do momento do sismo.


A correspondente da BBC em Istambul conta que os prédios foram sacudidos - muitas pessoas estão nas ruas mantendo-se afastadas dos edifícios.

“Já senti sismos no meu prédio, mas em seis anos a morar em Istambul, nunca senti um tão forte como este”, descreve a jornalista.

As imagens que estão a ser partilhadas mostram ruas de Istambul com muitas pessoas a correrem à procura de segurança.


O ministro turco do Interior afirma que o sismo de 6.2 foi sentido não apenas em Istambul, mas também nas províncias vizinhas.

Uma dessas zonas, a cerca de 80 quilómetros da cidade do Bósforo, tem uma das maiores prisões do país, onde está detido o autarca de Istambul (opositor do presidente Erdogan).

É nesta cadeia que também estão detidos muitos manifestantes que protestaram contra a detenção do autarca de Istambul.

A rede de apoio aos pais dos jovens manifestantes detidos garante, no X, que o estabelecimento prisional não sofreu qualquer dano.

Morar na Turquia significa conviver com o risco de terramotos. Mas os tremores de terra desta quarta-feira provocaram o medo. Isto porque ainda estão frescas as memórias dos dois terramotos devastadores no sul da Turquia em 2023 e que provocaram as mortes de mais de 55 mil pessoas.
Tópicos
PUB